domingo, 28 de outubro de 2012

Rock Nacional e Internacional


Origens do rock


Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

A rock na década de 1950 : primeiros passos


É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão


Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock gana uhm caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.


O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock


Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.


Anos 80 : um pouco de tudo no rock


A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.


Anos 90 : década de fusões e experimentações


Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.


O Rock no Brasil


O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros


fonte : sua pesquisa

Jimi Hendrix





sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pink Floyd


Musicoterapia

O que é?

A musicoterapia é uma terapia que utiliza música, sons,ritmo, melodia e harmonia para reabilitação físicamental e social de indivíduos do grupo.

O que faz um musicoterapeuta?

Ele utiliza instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar portadores de distúrbios da fala e da audição ou com deficiência mentar. Atua na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou pessoas acometidas de derrame cerebral. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para a melhoria da qualidade de vida de idoso e pacientes com câncer ou portadores do HIV, por exemplo.

True store


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

10 curiosidades sobre a música

A música tem poderes incontestáveis tanto na vida de uma única pessoa, como na cultura de uma nação. Por meio dela nos expressamos, entendemos  contestamos e divertimos. Até onde esses poderes chegam não podemos determinar, mas sabemos que eles são muito abrangentes. Pesquisadores do mundo todo estudam esses efeitos e comprovam que a música pode mudar nosso humor, inteligência, desempenho físico e também a memória.




Confira 10 curiosidades sobre o poder da música:





1.   Efeitos no desempenho

Ouvir música ao mesmo tempo em que se realizam outras tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores da Universidade Chemnitz e da Universade de Erfurt, ambas na Alemanha, comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode afetar a compreensão. Na memória, os efeitos foram negativos, mas muito baixos. Já na prática de atividades físicas e em reações emocionais, os impactos da música são muito positivos.


2.   Música favorita


Rebecca Webb e Alexandra Lamont, pesquisadoras da Universidade de Keele, no Reino Unido, concluíram que escolhemos nossa música favorita por conta dos eventos de intenso envolvimento emocional. Os resultados das pesquisas revelaram que a escolha tem muito a ver com as motivações pessoais dos ouvintes e com suas histórias relacionadas com suas músicas favoritas.




3.   Afeta seu comportamento


Ao testar os efeitos da música no comportamento das pessoas e , especialmente, em suas condutas sociais positivas  pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, descobriram que ouvir músicas com letras socialmente positivas aumentaram a disposição de ajuda nos ouvintes.


4.   Pode deixá-lo mais inteligente

Em um experimento com 144 crianças, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, concluíram que as crianças que participaram de grupos com aulas de música exibiram aumentos de QI e melhor desempenho acadêmico. Novas pesquisas também mostram que o cérebro de músicos é desenvolvido de tal forma que os deixam mais alertas, disposto a aprender e calmos.


5.   Faz você gastar mais dinheiro

Em bares, aumentar o volume de música eleva o consumo de álcool. Já em lojas de flores, músicas românticas provocam aumento das vendas, é o que mostram pesquisas feitas por cientista da Universidade de Bretagne-Sud, na França


6.   Rockstars realmente vivem menos 

Mark Bellis da Universidade John Moores, no Reino Unido, apresentou estudos que mostram que entre três a 25 anos depois de se tornarem famosos, artistas de todos os 1000 principais álbuns de rock e música pop são 1.7 vezes mais propensos a morrer do que pessoas comuns da mesma idade. Eles morrem por problemas relacionados a álcool e drogas (31%), acidentes (14%), violência e suicídio (9%), doenças cardiovasculares (14%) e câncer (20%).


7.   Personalidade

Segundo as pesquisas de Peter J. Rentfrow e Samuel D. Gosling, os gostos musicais podem prever a personalidade das pessoas, por exemplo, gostos complexos e reflexivos como jazz, blues, música clássica e folk refletem personalidades emocionalmente estáveis, abertas para novas experiências, boas habilidades verbais e com inteligência acima da média.


8.   Relexar

Sky Chafin da Universidade da Califórnia, nos EUA testou os efeitos da música clássica  pop e jazz no relaxamento das pessoas depois de eventos estressantes. Os resultados mostraram que ouvir música pop e jazz tem o mesmo efeito restaurativo que o silêncio. Já a música clássica fez efeitos muito mais rápidos e  a pressão sanguínea caiu para níveis normais em tempo muito menor.


9.   Dor

Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Chrsitina Knussen concluíram em seus estudos que ouvir sua música  favorita durante períodos de or pode aumentar de forma significativa a tolerância à dor, se comparado com estímulos visuais ou silêncio 



10.   Romance

Nicolas Guéguem estudou efeitos das músicas românticas. Seus experimentos revellaram que 52,3% das mulheres que participaram dos experimentos ofereçam seus telefone quando uma música romântica estava tocando. Do outro lado, quando a música tocada era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%


fonte : universia

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Like a Rolling Stones



Como aqui é um blog sobre música boa, obviamente não poderíamos deixar de falar sobre os Rolling Stones, que foi considerada umas das bandas mais velhas do mundo.


O nascimento dos Rolling Stones aconteceu no Jazz Club da BBC, em 12 de julho de 1962, sofrendo influências do blues , do rock'n roll e do country, eles desenvolveram um estilo baseado num som áspero, dominado pela guitarra, que pouco variou com o passar do tempo.

Numa primeira fase, chegaram a interpretar temas de seu músico favorito, Chuck Berry, como a versão de "Come On", lançada em seu primeiro single em 1963. Quase todos os títulos da banda foram compostos por seus líderes fundadores: o guitarrista Keith Richard e o vocalista Mick Jagger. O baterista Charlie Watts e o baixista Bill wyman entraram para o grupo em 1964. Este último saiu em em 1993 e seu lugar foi ocupado por diversos músicos.

O segundo guitarrista, Brian Jones, que também fez parte da banda  desde o início, declarou pouco antes de morrer, sua intenção de a abandonar a banda, pois não assimilara as mudanças musicais experimentadas. Um exemplo dessas experiências são as notas assobiadas que aparem em "Paint It Black".


Jones foi inicialmente substituído por Mick Taylor, e em 1975, por Ron Wood. O fascínio que os Stones exercem sobre os fãs só em parte pode ser explicado por essa música. Os grosseiros movimentos em cena de Jagger; seus textos agressivos que revelam uma sociedade em crise (Street Fighting Man, Sympathy for the Devil);  os excessos nas vidas de Jagger e Richards, marcadas por escândalos devido ao consumo de drogas  durante os anos de 1960; os cabelos compridos... representaram para os fãs, um apelo à rebelião. Seus primeiros concertos foram também perturbados por graves atos de violência. Além dos cachés milionários ou das mudanças da moda, sia continuidade fez do grupo o ídolo de três gerações.

Resgate da psicodelia brasileira

A psicodelia foi um movimento hippie entre a década de 60 e 70 e foi fortemente influenciada principalmente pelo Pink Floyd e Beatles que foram um dos primeiros a dar origem ao rock psicodélico.
Um som meio hindu, com a música não muito pegajosa e as letras falando de amor, espaço, viagem, loucura e um pouco tudo abstrato.

Mas o que é rock psicodélico?

Psicodélico pode ser a mesma coisa que "lisérgico" , ou seja, um som que te faz viajar, que você fecha os olhos e sente que está em um outro mundo, tentando imitar em forma de música o mesmo efeito de uma viagem no ácido.

A psicodelia se fez presente no rock nacional com suas guitarras distorcidas e letras lisérgicas desde o final dos anos sessenta, desdobrando-se em som progressivo e outras musturas afins até a primeira metade dos anos setenta. O som psicodélico ficou restrito a grupos mais radicais.


As primeiras manifestações ocorreram em São Paulo, por meio de grupos como The Beatniks, Os Baobás e The Galaxies, que introduziram em seus repertórios clássicos do gênero produzido nos EUA. The Beatniks grupo de palco do programa Jovem Guarda na TV Record, aliado ao agitador cultural Antônio Peticov, produziu ótimos compactos, com covers de Gloria (Them), Fire (Jimi Hendrix) e outside chance (The Turtles)

domingo, 21 de outubro de 2012

Arctic Monkeys (biografia)

Arctic Monkeys

Artic monkeys é uma banda inglesa, mais conhecida pelo seu estilo indie rock, foi  formada em 2002 nos subúrbios da cidade de Sheffield, na Inglaterra. o primeiro nome da banda foi "Bang Bang". 
A banda começou tocando covers de bandas como Led zeppelin. Naquela época o vocalista principal era o Glyn Jones. Jones que disse que só era vocalista porque Alex não gostava da sua voz, mas acabou saindo do grupo, e então Alex assumiu o vocal e a tarefa de escrever as músicas. Depois de se firmarem como uma banda de composições própria mudou o nome para Arctic Monkeys que foi tirado de um grupo do qual o pai do baterista Matt helders fez parte nos anos 70.


Membros:

  • Alex Turner - guitarra e vocal
  • Jamie Cook - guitarra principal
  • Niick O'Malley - baixista e segunda voz
Matthew Helders - baterista e segunda voz

Ex-membros
  • Andy Nicholson - baixista
  • Glyn Jones - vocal e guitarra base

Álbuns:

  • Beneath the Boardwalk (2004)
  • Whatever People Say I Am, That's What I Am (2006)
  • Favourite Worst Nightmare ( 2007)
  • Covers Mixtape (2008)
  • Who the Fuck Are Arctic Monkeys? ( 2008)
  • Humbug (2009)
  • Suck It and See ( 2011)

sábado, 20 de outubro de 2012

John Cage - Curiosidade musical

Pode ter certeza que todo músico não bate muito bem da cabeça, e muitas vezes podemos fazer coisas que a "sociedade" não está muito acostumada a ver. Dentro da música existir vários fatos bizarros/impressionantes, e dentre uma delas encontrei o angeleno (morador de Los Angeles) John Cage. Foi um compositor, teórico musical e escritor. Cage foi um pioneiro da música aleatória , da música eletroacústica, e do uso de instrumentos não convencionais, sendo considerado uma das figuras chave nas vanguardas artísticas do pós-guerra.
Curiosidade
John Cage compôs a maior e a mais lenta música do mundo "As Slow As Posible" (Tão Lento Quanto Possível)  inicialmente era para ser uma peça de piano que duraria cerca de 20 minutos. 
Tocada através de um órgão, vem sendo executada desde 09 de setembro de 2001, seus organizadores esperam que ela dure exatamente 639 anos. Lembrando que essa ideia não foi de John Cage já que falecera em 1992, mas sim de um grupo de filósofos e músicos que queria levar o título da música a sério.
está aqui uma parte dessa "emocionante" música, enjoy.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MTV Brasil 22 anos


Olá! No meu oficial primeiro post, queria parabenizar a MTV Brasil que está completando hoje 22 anos, e é um dos canais que eu mais assisto e admiro
Não a conhece?
Foi a primeiro emissora de televisão segmentada para o público jovem, e foi inaugurada nos EUA, em 1º de agosto de 1981, planejada apenas para exibição musical.
A sede da emissora está situada na Time Square, em NY, pertence ao grupo de mídia e comunicação Viacom, proprietário da MTV, CBS e UPN, Desde o início os seus apresentadores são chamados de VJ's um termo adaptado de "DJ"
A MTV Brasil foi fundada em 20 de outubro de 1990,  no canal 32 UHF, na capital paulista e em rede com o canal 9 VHF, no Rio de Janeiro, quando, em 1992, o grupo martinez (CNT) comprou a TV corcovado (canal 9) no Rio, a  MTV migrou para o caal 24 UHF e em 2007, para o canal 48 UHF, antes ocupado pela TV Rit.

jornalismo/ música

Eae, eu sou o Gabriel Tonello, comecei a tocar guitarra e violão com 10 anos, e como eu também adoro escrever e queria seguir essa profissão , decidi criar esse blog para me divertir, e ficarmos por dentro do mundo da música, espero que vocês gostem.